Coletores de lixo pedem atenção com materiais perfurocortantes
14 de julho de 2018Vila Real e Iate Clube terão sistema de coleta de lixo mecanizada
13 de agosto de 2018Usina de Triagem e Compostagem está sendo construída em Córrego Fundo (Foto: Prefeitura de Córrego Fundo/Divulgação)
A construção de uma Usina de Triagem e Compostagem está em andamento em Córrego Fundo. A previsão, segundo a Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento, é que o centro que vai cuidar da separação e reciclagem de resíduos na cidade seja entregue até outubro.
Conforme o órgão, a obra começou em maio, e está sendo feita com recursos do cofre municipal. No entanto, a Prefeitura não informou qual o valor investido.
A secretária de Meio Ambiente, Misley Aparecida da Cunha Faria, explicou que o projeto tem o objetivo de contribuir com a separação adequada dos resíduos sólidos domiciliares e gerar um aumento da reciclagem de lixo no município.
“Sem uma triagem correta, a eficácia do processo de reciclagem pode ser reduzida devido ao baixo reaproveitamento do material reciclável. A Usina de Triagem trará um maior conforto aos catadores, que estão se formalizando em uma associação no município”, disse.
Na primeira fase da obra, estão sendo construídos sanitários, refeitório, guarita e o galpão de triagem. Na segunda fase, será feita a construção das baias para organização dos recicláveis e de mais uma célula de armazenagem de resíduos úmidos.
O projeto de Córrego Fundo foi inspirado na Usina de Triagem de Iguatama.
“Foram realizadas inúmeras visitas técnicas, inclusive junto à usina da cidade de Iguatama. O projeto da obra de Córrego Fundo foi adequado às características e necessidades de nosso município”, comentou a prefeita Érica Leão (PSDC).
Funcionamento da usina
Na Usina de Triagem, o lixo seco será separado em um galpão apropriado e armazenado separadamente em baias distintas e específicas para cada tipo de resíduo, como papel, plástico e metal.
Para a secretária de Meio Ambiente, o fato de o lixo ser separado e prensado irá agregar maior valor comercial nas indústrias de reciclagem. Além disso, a secretária acredita que, quanto mais lixo for reciclado, menos resíduos serão depositado no aterro sanitário e promovendo a ele um maior tempo de vida útil.
Usina deve ser entregue até outubro (Foto: Prefeitura de Córrego Fundo/Divulgação)