Atraso na coleta de lixo doméstico incomoda moradores de Paragominas
Em Paragominas, no sudeste do Pará, o problema com a coleta de lixo doméstico está incomodando moradores de vários bairros. De acordo com a Secretaria de Urbanismo do município, a situação deve ser totalmente regularizada esta semana.
Diariamente, a coleta do lixo domiciliar é realizada em mais de 40 bairros de Paragominas. Mas muitos moradores despejam os resíduos e entulhos em terrenos baldios, causando transtornos para todos.
A dona de casa Simone Silva, moradora do bairro JK, reclama dos constantes atrasos na coleta do lixo. “O lixo ficou aí tem um mês. Eles não passam e quando passam, ainda não carregam todo o lixo”, conta a moradora.
De acordo com a Secretaria de Urbanismo, por mês as equipes de limpeza recolhem das residências quase 2.400 toneladas de lixo. Os materiais como garrafas, papéis e plásticos são selecionados por um grupo de catadores de uma cooperativa para serem vendidos. O restante do resíduo segue para o aterro sanitário.
“Nós tomamos algumas providências porque este ano as chuvas iniciaram com muita força e tem prejudicado a estrada interna do aterro. Mas já foi resolvido. Essa semana já está regularizando eles [moradores] podem ficar tranquilos e inclusive colocar o lixo no horário certo porque nós não vamos ter nem problema do cachorro e nem do morador, sem ter seu lixo levado”, afirmou o secretário Odilson Picanso.