Suécia fica sem lixo devido a eficiência da reciclagem
Suécia fica sem lixo devido a eficiência da reciclagem
10 de fevereiro de 2017
Funcionários da coleta de lixo fazem paralisação em São José, SP
Funcionários da coleta de lixo fazem paralisação em São José, SP
16 de fevereiro de 2017

Moradores reclamam do mau cheiro e aumento de pragas nas ruas e casas.
Prefeitura diz que atraso ocorre porque caminhões estão estragados.

Moradores de Goiânia reclamam da falta de coleta de lixo, que tem se acumulado nas calçadas, causando mau cheiro e o aumento de baratas, insetos e ratos. O problema atinge pelo menos 16 bairros da capital (veja lista abaixo) e ocorre há mais de uma semana em alguns deles, conforme denúncias recebidas pela TV Anhanguera.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) disse que o atraso na coleta de lixo acontece porque alguns caminhões estão estragados. O órgão não deu previsão de quando os veículos serão consertados nem de quando o serviço será normalizado.

Uma equipe da TV Anhanguera flagrou lixeiras lotadas e sacos de lixo espalhados pela calçada e canteiros centrais (veja vídeo acima).

Na porta de um condomínio na Avenida Boulevard dos Arcos, no Setor Goiânia II, uma verdadeira montanha de lixo estava espalhada pela calçada. De acordo com os moradores, a quantidade de lixo é tamanha que não cabe mais nas lixeiras do condomínio, e o mau cheio incomoda as mais de 250 famílias que moram no local.

Revoltados e preocupados, os moradores do condomínio afirmam que a coleta não é feita há 15 dias na região. Segundo eles, por isso, os sacos de lixo estão na calçada, gerando, inclusive, mau cheiro e o acúmulo de água e trazendo preocupação com o mosquito Aedes aegypti.

Como as lixeiras estão lotadas, o espaço para passagem de pedestres na calçada já está limitado, devido à quantidade de lixo espalhada.

No canteiro central da Avenida Hilário Sebastião de Figueiredo, no Setor Santo Hilário, mais lixeiras lotadas foram flagradas pela TV Anhanguera. A estudante Gabriele Alves dos Reis reclamou da falta de coleta na região. “O lixo acumula e fica fedendo. As ruas estão péssimas”, disse .

A dona de casa Valéria de Araújo, que também mora no setor, disse que não está suportando mais o mau cheiro e questionou se o atraso na coleta era devido a alguma greve dos funcionários da Comurg. “Está ruim. Tinha que ter mais organização. Eles estão de greve?”, questionou a dona de casa.

O excesso de lixos nas calçadas também atrapalha os moradores do Parque das Amendoeiras, na capital. Segundo os moradores do setor, a coleta não é feita há uma semana.

“Já tem uma semana que não passa [caminhão], ou mais. O lixo está aí fedendo. A gente coloca [na rua] e os animais vêm e rasgam [os sacos de lixo]”, reclama a funcionária pública Maria Rodrigues.

Na Rua Vieira da Cunha, no Setor Parque das Amendoeiras, a população também reclama da quantidade de lixo acumulado. O aposentado Manoel Soares afirma que os caminhões da Comurg não estão passando na região.

“Tá tudo acumulado viu, e não é só aqui não, todo lugar que a gente vai tá um mau cheiro danado”, reclamou o aposentado.

A dona de casa Iraci de Araújo ressalta que, além do problema com a coleta de lixo, também há falha na conscientização da população. “Nem todo mundo tem a consciência, e joga o lixo em qualquer lugar. As calcadas estão tudo cheias. Tem que ter consciência. Tem que colaborar”, disse a dona de casa.

No fundo do Cais Amendoeiras, no Parque Amendoeiras, uma equipe da TV Anhanguera comproveou que, por lá, o caminhão do lixo também não passou e nem mesmo o lixo hospitalar foi recolhido.

Confira os bairros afetados
– Setor Goiânia II
– Setor Santo Hilário
– Setor Parque das Amendoeiras
– Setor Jardim Petrópolis
– Setor Jardim Planalto
– Setor Jardim Ana Lúcia
– Setor Água Branca
– Setor Vera Cruz
– Setor Alice Barbosa
– Setor Vila São José
– Residencial Vale do Araguaia
– Vila Maria Dilce
– Residencial Della Penna
– Conjunto Itatiaia
– Conjunto Itatiaia
– Setor Urias Magalhães

Resposta
Em nota, a Comurg informou que o atraso na coleta de lixo acontece porque alguns caminhões estão estragados. O órgão não deu previsão de quando os veículos serão consertados nem de quando o serviço será normalizado, mas ressaltou que, os setores Santo Hilário e Parque das Amendoeiras terão a coleta normalizada até o final desta segunda-feira (13).

Moradores de vários bairros reclamam da falta de coleta de lixo, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Moradores de vários bairros reclamam da falta de coleta de lixo, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

FONTE: G1

Site desenvolvido por:

Logo da Arte de Designer - Agência WEB - www.artededesigner.com
Abrir whatsapp
Posso lhe ajudar?