81% dizem separar o lixo, mas assunto ainda é desafio
20 de setembro de 2017Feirantes denunciam suspensão de limpeza no entorno do Mercado Central de Teresina
3 de outubro de 2017Organizadores da campanha global Mares Limpos esperam a adesão de pelo menos 40 países
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou nesta semana que o Brasil fará parte da campanha global Mares Limpos. Encabeçada pelas Nações Unidas, a mobilização busca combater o lixo nos oceanos.
Ações para conter a maré de plásticos que invade os oceanos devem ser promovidas durante cinco anos. Os organizadores da iniciativa esperam a adesão de pelo menos 40 países.
Ao todo, 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos ao redor do mundo, conforme as estimativas da ONU Meio Ambiente.
Entre as ações brasileiras estão o compromisso voluntário de implementar uma estratégia de combate do lixo no mar e medidas como o Programa Nacional de Conservação da Linha de Costa Brasileira (Procosta), construído pelo MMA com foco no monitoramento e gestão da região litorânea do País.
Santuário das Baleias do Atlântico Sul
A criação do Santuário das Baleias do Atlântico Sul é alvo de um engajamento nacional e também está entre as medidas voltadas para a conservação marinha. O objetivo é criar uma área de proteção das baleias entre os continentes americano e africano, em uma proposta defendida pelo Brasil em parceria com Argentina, Uruguai, Gabão e África do Sul.
O Santuário prevê, ainda, a pesquisa não letal e não extrativa e a integração dos esforços de gestão e conservação na área.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente