Coleta seletiva do lixo em condomínios. Como fazer com segurança.

Enviado emSão Paulo abre edital para concessão de serviços de limpeza urbana
São Paulo abre edital para concessão de serviços de limpeza urbana
8 de março de 2018
Condomínios adotam gestão consciente do lixo e economizam até R$ 38 mil
Condomínios adotam gestão consciente do lixo e economizam até R$ 38 mil
15 de maio de 2018

Você sabia que um dos grandes desafios do nosso planeta é absorver e reciclar o lixo que produzimos? Por isso, colaborar com a coleta seletiva, embalar o lixo com segurança e seguir as orientações de recolhimento do condomínio são maneiras para cada pessoa ajudar o meio ambiente. Listamos os pontos que precisam ser observados nos condomínios para evitar que o lixo seja um problema.

 

Coleta seletiva

As lixeiras de coleta seletiva são fundamentais para separar o tipo de lixo e orientar os moradores no momento do descarte e os responsáveis pela coleta. Mas, para o processo funcionar de maneira eficiente, os moradores do condomínio precisam ser informados da coleta seletiva para que a separação comece em cada apartamento. E a informação precisa vir acompanhada de conscientização. Cada morador precisa entender a importância da coleta seletiva para praticá-la no dia a dia.

 

Locais de descarte no condomínio precisam ser bem sinalizados e indicados

O local de recolhimento do lixo em condomínios varia de acordo com muitos fatores, como tamanho do prédio e estrutura. Alguns possuem um local único, em outros há pontos distribuídos por blocos ou andares e, em condomínios menores, a coleta é por meio de um cesto pequeno na rua em que o próprio morador leva o seu lixo para descarte. Independentemente de como seja onde você mora, o importante é que o lixo seja armazenado no local destinado para a coleta. Muitos condomínios enfrentam um problema que poderia ser eliminado com bom senso e educação: moradores que colocam o lixo na porta de casa, nos corredores ou áreas comuns do prédio. Isso espalha sujeira, cheiro ruim e atrai insetos.

 

Cuidado com a embalagem do lixo

Ao juntar o lixo para descarte, é preciso ter atenção com a embalagem. Inevitavelmente, o lixo gera odores e vazamentos. Embale o lixo da sua casa com todo cuidado possível para não poluir o ambiente. Quando há coleta seletiva, é preciso que os moradores passem água nas embalagens e deixem escorrer antes de separá-las, pois, como a coleta não acontece diariamente, o lixo parado pode causar mau cheiro e até bichos (larvas) nas embalagens.

 

 

Atenção para os dias de coleta

Em alguns condomínios, o local de descarte do lixo tem espaço limitado e precisa de organização para não se tornar um problema. Fique atento aos dias de coleta de lixo na sua cidade e organize-se para separar o lixo nos dias correspondentes. Os moradores que insistem em colocar o lixo fora dos dias estipulados pelas prefeituras contribuem para a desorganização e sujeiras nas lixeiras dos condomínios, pois os catadores abrem os sacos de lixos e deixam o local sujo e com resíduos espalhados, causando transtorno e desconforto para os colaboradores da limpeza dos prédios.

Nunca despeje gordura na pia e confira se o condomínio tem um coletor

Após usar óleo de cozinha, limpe as panelas com um guardanapo ou coloque o material usado em uma garrafa e leve-as para um posto de coleta ou coletor do condomínio. Descartar óleo na pia pode causar entupimento das caixas de gordura e da prumada (canal embutido em vigas, colunas ou lajes para passagem de fiações e/ou tubulação), pois o óleo velho se solidifica e fica duro como pedra. Saiba mais lendo o nosso artigo sobre limpeza de caixas de gordura.

 

Lixo organizado mantém o ambiente limpo e saudável

Um condomínio limpo é melhor para se viver por motivos que, por mais óbvios que pareçam, é bom que sejam lembrados:

 

  • O ambiente fica mais agradável e cheiroso;

  • O lugar atrai menos insetos e animais indesejados;

  • Evita contaminações causadas por sujeira em excesso.

 

Site desenvolvido por:

Logo da Arte de Designer - Agência WEB - www.artededesigner.com
Abrir whatsapp
Posso lhe ajudar?