Tietê tem sacos de lixo nas calçadas após empresa parar coleta por dívida
7 de dezembro de 2016A empresa Terracom está, a partir desta quarta-feira (23), com 80% do seu efetivo operando na coleta do lixo doméstico em São Vicente, no litoral de São Paulo. A empresa entrou em acordo com a Prefeitura de São Vicente e aumentou o número de funcionários nas ruas. Outra reunião deve ser realizada nesta quarta-feira com a intenção de normalizar totalmente o serviço.
A coleta de lixo na cidade foi suspensa no dia 10 de novembro pela Terracom, empresa responsável pelo serviço, por falta de pagamento por parte da Prefeitura de São Vicente. As dívidas do município com a empresa ultrapassam R$ 8 milhões.
(Foto: Carlos Abelha/G1)
Na última quinta-feira (17), segundo a empresa, cerca de 30% dos serviços foram retomados por conta do avanço nas negociações com a prefeitura. Porém, o lixo continuou tomando as ruas e as praias da cidade.
Já nesta terça-feira (22), foi realizada uma reunião envolvendo representantes da Terracom, da Prefeitura e do Ministério Público para discutir o problema da falta de coleta de lixo na cidade.
Segundo a Prefeitura de São Vicente, nesta quarta-feira (23), às 16h, haverá mais uma reunião de conciliação no Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público, visando à solução definitiva para o impasse.
Devido a grande quantidade de material inerte espalhado pela Cidade, a situação de normalidade será alcançada nos próximos dias. A previsão da prefeitura é que, até o fim de semana, a situação melhore na cidade.
Em nota, a Terracom confirmou que resolveu, por conta da situação local, aumentar o efetivo, resultando agora em um total de 80% da frota normal. A Terracom também falou está a disposição da Prefeitura e dos órgãos competentes buscando caminhos para resolver o impasse o quanto antes e que as tratativas continuam.