Tietê tem sacos de lixo nas calçadas após empresa parar coleta por dívida
7 de dezembro de 2016Japão lança coletor de lixo espacial
9 de dezembro de 2016Serviço retomado em Campinas tem coleta de lixo suspensa por fiscais do Ministério do Trabalho
Questões ligadas à segurança dos garis causaram a suspensão dos serviços em Campinas
Técnicos do Ministério do Trabalho realizaram uma fiscalização surpresa no sistema de coleta de lixo em Campinas e paralisaram os serviços na cidade. A paralisação foi realizada na manhã de quarta-feira (16-nov) depois que fiscais constataram que existia riscos reais à segurança dos trabalhadores nos procedimentos de coleta, proibição não tem prazo para ser suspensa.
De acordo com os fiscais do Ministério do Trabalho foram identificados problemas em quase todo o processo de coleta depois de ser constatado que os garis correm riscos quando estão no caminhão e quando estão nas ruas. Os técnicos constataram que os coletores precisam segurar em barras de ferro com o caminhão em movimento e podem ser arremessados para fora em casos de freadas mais bruscas. Ontem mesmo a empresa responsável pela coleta em Campinas recorreu da decisão e espera que a restrição seja suspensa ainda nesta quinta.
O Consórcio Renova Ambiental responsável pela coleta em Campinas, disse obedecer todas as normas técnicas estabelecidas para esse tipo de serviço e que os trabalhadores são submetidos a treinamentos e no que se refere a segurança todos usam os equipamentos de prevenção de acidentes.
Segundo a prefeitura apenas a coleta mecanizada na região central e a alguns bairros próximos, como o Cambuí, Alto Taquaral e nos distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio continuaram pois a coleta de lixo é realizada por sistema mecanizado. Campinas produz cerca de 1,5 mil toneladas de lixo orgânico por dia.
Serviço retomado
A coleta de lixo em Campinas foi retomada no início desta tarde de quinta-feira (17-nov), e a expectativa é de que, até sexta-feira a noite, todo o lixo acumulado desde ontem nas ruas seja retirado. A retomada foi possível após liminar expedida pela juíza da 3ª vara do Trabalho Marina Zerbinatti, a mandado de segurança impetrado pelo Consórcio Renova Ambiental para garantir a coleta em toda a cidade.