Serviço retomado em Campinas tem coleta de lixo suspensa por fiscais do Ministério do Trabalho

Tietê tem sacos de lixo nas calçadas após empresa parar coleta por dívida
Tietê tem sacos de lixo nas calçadas após empresa parar coleta por dívida
7 de dezembro de 2016
Japão lança coletor de lixo espacial
Japão lança coletor de lixo espacial
9 de dezembro de 2016

Questões ligadas à segurança dos garis causaram a suspensão dos serviços em Campinas

Técnicos do Ministério do Trabalho realizaram uma fiscalização surpresa no sistema de coleta de lixo em Campinas e paralisaram os serviços na cidade. A paralisação foi realizada na manhã de quarta-feira (16-nov) depois que fiscais constataram que existia riscos reais à segurança dos trabalhadores nos procedimentos de coleta, proibição não tem prazo para ser suspensa.

De acordo com os fiscais do Ministério do Trabalho foram identificados problemas em quase todo o processo de coleta depois de ser constatado que os garis correm riscos quando estão no caminhão e quando estão nas ruas. Os técnicos constataram que os coletores precisam segurar em barras de ferro com o caminhão em movimento e podem ser arremessados para fora em casos de freadas mais bruscas. Ontem mesmo a empresa responsável pela coleta em Campinas recorreu da decisão e espera que a restrição seja suspensa ainda nesta quinta.

O Consórcio Renova Ambiental responsável pela coleta em Campinas, disse obedecer todas as normas técnicas estabelecidas para esse tipo de serviço e que os trabalhadores são submetidos a treinamentos e no que se refere a segurança todos usam os equipamentos de prevenção de acidentes.

Segundo a prefeitura apenas a coleta mecanizada na região central e a alguns bairros próximos, como o Cambuí, Alto Taquaral e nos distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio continuaram pois a coleta de lixo é realizada por sistema mecanizado. Campinas produz cerca de 1,5 mil toneladas de lixo orgânico por dia.

Serviço retomado
A coleta de lixo em Campinas foi retomada no início desta tarde de quinta-feira (17-nov), e a expectativa é de que, até sexta-feira a noite, todo o lixo acumulado desde ontem nas ruas seja retirado. A retomada foi possível após liminar expedida pela juíza da 3ª vara do Trabalho Marina Zerbinatti, a mandado de segurança impetrado pelo Consórcio Renova Ambiental para garantir a coleta em toda a cidade.

Site desenvolvido por:

Logo da Arte de Designer - Agência WEB - www.artededesigner.com
Abrir whatsapp
Posso lhe ajudar?