Taxa de coleta de lixo é suspensa em Teresina após reclamações

Após 3 anos, Cetesb emite licença para aterro de lixo em Piracicaba
Após 3 anos, Cetesb emite licença para aterro de lixo em Piracicaba
7 de agosto de 2017
A Prefeitura de Três Lagoas renovou o contrato por três meses com a empresa Financial Ambiental
Prefeitura renova contrato e abre licitação para coleta do lixo em Três Lagoas
15 de agosto de 2017

Prefeitura adiou cobrança para 2018 e oferece opções de restituição a quem já pagou.

taxa de coleta de resíduos domiciliares foi suspensa temporariamente pela prefeitura de Teresina. Devido ao grande número de manifestações contrárias, foi decidido que a cobrança será aplicada apenas no ano de 2018. Em nota, a prefeitura informou ainda que os contribuintes que já pagaram a taxa serão restituídos.

De acordo com o secretário municipal de comunicação Fernando Said, os questionamentos em relação à cobrança não eram sobre a legitimidade da coleta de lixo e sim pela instabilidade que os contribuintes passam, assim como os órgãos públicos, incluindo a prefeitura. “O prefeito tomou a decisão na quarta-feira após uma análise com sua equipe econômica e, a partir de agora, a prefeitura vai organizar um sistema de devolução dessa taxa”, explicou.

O secretário ressaltou que a pessoa que tiver interesse na restituição imediata deve procurar um Centro de Atendimento ao Público (CAP) ligado à Secretaria de Finanças do município. “A pessoa procura essa unidade, faz o seu requerimento, define a conta ou uma forma de receber imediatamente”, pontuou.

Caso o teresinense prefira manter o pagamento, esse valor será reajustado até 2018 pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reajusta os tributos municipais. “Essa pessoa chegará a 2018 com o mesmo valor da sua taxa de lixo de 2017 e não precisará pagar novamente a taxa”, explanou o secretário Fernando Said no Bom Dia Piauí.

Vale lembrar que a taxa não foi abolida, apenas suspensa em 2017 para ser cobrada a partir do ano seguinte. Segundo Fernando Said, o que se gasta em Teresina com a coleta de lixo domiciliar é muito superior ao que se arrecada com o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e a dimensão da cidade requer a criação de mecanismos para atender a recursos como a coleta de resíduos.

Para mais informações a prefeitura municipal disponibilizou os telefones (86) 3212-7561 e 3215-7870, reforçando que os CAP da Rua Álvaro Mendes e da Avenida João XXIII estão responsáveis por atender aos questionamentos da população.

Site desenvolvido por:

Logo da Arte de Designer - Agência WEB - www.artededesigner.com
Abrir whatsapp
Posso lhe ajudar?