Coleta especial de lixo ultrapassa limites e vira rotina em Fortaleza
Coleta especial de lixo ultrapassa limites e vira rotina em Fortaleza
19 de março de 2019
descarte inadequado de lixo Foto Vinicius Melo Agencia Brasilia
LIXO EM CONDOMÍNIOS: COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA?
31 de outubro de 2020
Show all

Coden instala 50 novos contêineres

Coden instala 50 novos contêineres

Coden instala 50 novos contêineres

coden instala 50 novos conteineres

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos no município, concluiu nesta sexta-feira (4) a instalação de mais 50 contêineres para coleta de lixo doméstico na cidade. O novo lote de lixeiras, com capacidade para mil litros cada, atendeu mais 11 bairros, ampliando para 100 unidades à disposição da população em 22 bairros. O número é o limite previsto no contrato firmado entre a companhia e a Pass Ambiental, empresa contratada para coleta e transporte de lixo.

Segundo o Departamento Técnico da Coden, os novos compartimentos foram posicionados estrategicamente em praças e esquinas nos bairros Altos do Klavin, Alvorada, Campos Verdes, Europa, Fadel, Flórida, Jequitibás, Marajoara, Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita 1 e Terra Nova. Já contavam com contêineres os bairros Bela Vista, Centro, Éden, Palmeiras, São Jorge, São Manoel, Santa Luíza I e II, Santa Rosa, Triunfo e Vila Azenha.

Bairros com histórico de lixo amontoado em calçadas, esquinas e cruzamentos, como Centro, Bela Vista, Santa Rosa e Vila Azenha, concentram a maior parte dos equipamentos, segundo a Coden. “Reforçamos o pedido para que as pessoas não depositem o lixo na rua. Essa atitude pode causar acidentes de trânsito, além de gerar problemas ambientais e de saúde pública. Os resíduos devem ser colocados na lixeira das residências ou nos contêineres”, reitera o gerente técnico operacional da Coden, Rean Sobrinho.

Ele enfatiza que os recipientes são destinados, exclusivamente, ao descarte de lixo doméstico. “Basicamente, a finalidade dos contêineres é auxiliar o morador que não tem lixeira em casa, garantindo a segurança e a limpeza das vias públicas, e agilizar o serviço de coleta. Por isso, as pessoas não devem utilizá-los para depositar nada que não colocariam em suas lixeiras, como restos de construção e móveis velhos”, diz Sobrinho.

O monitoramento do uso e das condições dos 100 contêineres, que são higienizados periodicamente, é feito por fiscais do Setor de Coleta de Resíduos Sólidos da Coden, com suporte da Pass Ambiental. A companhia informa que continuará avaliando a adesão dos moradores e a necessidade de eventuais remanejamentos.

Previstos no contrato assinado com a Pass Ambiental, os contêineres começaram a ser implementados em maio. Inicialmente, 35 foram foram instalados. Na segunda fase do processo de expansão, o município passou a contar com 50 unidades. O objetivo da Coden, que assumiu a responsabilidade pelo serviço em janeiro, é organizar a coleta e contribuir para a preservação do meio ambiente, prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya e tornar a cidade mais limpa. 

Site desenvolvido por:

Logo da Arte de Designer - Agência WEB - www.artededesigner.com
Abrir whatsapp
Posso lhe ajudar?